sexta-feira, outubro 06, 2006

A arte do aqui e do agora...

Sou uma apaixonada por Zen...

Sabem o que é?
Eu dou-vos umas luzes...

Zen é um termo japonês que é a forma abreviada de Zenna, derivado do chinês Ch'an-na que por sua vez vem de Dhyana, cujo significado é meditação em sânscrito.

A maior parte das pessoas pensam em demasia no passado ou no futuro e assim a vida não é vivida plenamente.
Viver no verdadeiro sentido é viver no aqui e no agora. Daí, para que se seja Zen, deve-se conservar a mente de principiante (o shoshin). Isto para que se tente ver a vida como ela é, sem fantasias, pré conceitos ou desejos. Manter a mente vazia e alerta, porque uma mente vazia está preparada e aberta a tudo.

Não vale a pena questionar o que o Zen ensina. Todos os ensinamentos no Zen provém da nossa mente. Nós ensinamo-nos a nós mesmos. O Zen aponta o caminho.

Através do Zen podemos aceder ao conhecimento de nós próprios, para lá de sistemas, valores, regras, julgamentos. Neste sentido, Zen é uma verdadeira revolução interior.

"Para alcançar a iluminação Zen não é necessário abandonar a vida familiar, despedir-se do emprego, tornar-se vegetariano, praticar o ascetismo ou evadir-se para um lugar tranquilo. (...) Tudo o que é necessário é varrer as influências das ansiedades psicológicas relacionadas com o mundo exterior que foram acumuladas na vossa psique desde sempre." Dahui

A essência Zen encontra-se centrada na relação entre a mente e o mundo (a experiência), ou seja, tem a ver com o modo como o mundo é sentido e a vida é vivida.

Ser-se Zen é estar no mundo sem ser do mundo, como uma flôr de lótus. A raiz enterra-se no fundo lodoso do lago, mas desabrocha à superfície da água.

A meta final do Zen é a iluminação ou satori. Em tudo o que se fizer na vida, não esperar nada e estar preparado para tudo. Tornar-se num espelho totalmente polido que reflicta com perfeição a realidade.

A prática básica é a meditação Zazen, ou meditação sentada, que tem duas vertentes fundamentais: Soto e Rinzai. O Soto Zen dá enfâse à meditação silenciosa e o Rinzai Zen recorre aos koans.
Koans são contos Zen. Pequenas histórias que trazem consigo importantes ensinamentos.
Ex:

A Bola e o Zen

Certa vez, enquanto o velho mestre Seppo Gisen jogava bola, Gessha aproximou-se e perguntou: "Por que é que a bola rola?" Seppo respondeu:"A bola é livre. É a verdadeira liberdade. "Por quê?" "Porque é redonda. Rola em toda parte, seja qual for a direção, livremente. Inconsciente, natural, automaticamente."

Fascinante não é?

É um tema inexgotável! Acima de tudo o Zen é um caminho que podemos seguir até ao fim da nossa vida. O importante nem é a profunda compreensão Zen. O que importa é manter sempre a mente de principiante. Mesmo que leiam muita literatura Zen, não a vejam como mais informação a acumular, mas leiam cada frase com a mente o mais aberta possível.
A quem se deve esta paixão pelo Zen? Ao João, um amigo muito especial... ele já sabe o quanto lhe agradeço por me ter apresentado esta arte de pensar e de viver.

Sem comentários: