quarta-feira, outubro 11, 2006

Reiki

Tudo o que existe, material ou não, é constituído por energia.
A energia é vibratória, manifesta-se sob a forma de ondas e tem duas polaridades: Positiva/Negativa, Masculina/Feminina, Yin/Yang.

A energia influencia todos os aspectos da nossa vida. É importante que esta circule livremente, em nós e à nossa volta.

Sempre que o fluxo de energia é bloqueado, total ou parcialmente, há alterações significativas e quase sempre prejudiciais, podendo haver repercussões a nível físico, mental, emocional e espiritual.
Um dos métodos mais simples e eficaz para dissolver bloqueios do fluxo de energia é o Reiki.
Reiki é uma forma de terapia que se leva a cabo através da imposição das mãos com o objectivo de reestabelecer o equilíbrio vital e, deste modo, promover a saúde.
O Reiki como conhecemos hoje, é uma terapia natural descoberta por Mikao Usui, no início do século XX.
Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal.
Rei é a essência energética cósmica que existe em todas as coisas e circula em todos os lugares.
Ki é a energia vital individual que circula nos nossos corpos mantendo-os vivos.
Reiki não é mais do que um sistema natural de cura, que se fundamenta no encontro entre estas duas energias: da energia universal com a nossa energia física.

A beleza do Reiki está na sua simplicidade e no facto de poder estar ao alcance de todas as pessoas: até crianças ou iletrados. Só se têm de sujeitar a um processo de iniciação realizado por um mestre habilitado.

Príncipios do Reiki
Só por hoje, agradecerei as minhas várias bençãos
Só por hoje, não me preocuparei
Só por hoje, não me irritarei
Só por hoje, trabalharei arduamente sobre mim mesmo
Só por hoje serei bondoso para com o meu próximo e todos os outros seres vivos.

Ao me tornar reikiana ganhei uma nova ferramenta para utilizar na minha caminhada ao longo da vida.
Diz-se que quando nos iniciamos como reikianos, o nosso quociente de Luz aumenta substancialmente e que os nossos centros energéticos (Chakras) são activados.

A este nível o que posso dizer é que senti um aumento de sensibilidade face aos ambientes e pessoas, a nível emocional e a nível físico.

É engraçado! Imaginem alguém a entrar no meu gabinete e eu ficar muito mal disposta, ou ter vontade de chorar ou sentir uma revolta inexplicável... ou até ter uma dor que nunca tive. Já me aconteceu estar a subir umas escadas com a minha mãe e ter de me agarrar ao corrimão, porque tinha um dor tão grande numa perna que quase não a conseguia mexer. De repente aparece atrás de mim uma Sra de idade agarrada ao corrimão, de bengala, com dificuldades em mover a mesma perna que me doía.

Mas das coisas mais estranhas a me acontecerem com o Reiki foi a rejeição do café por parte do meu organismo. E o que eu apreciava beber o meu café diariamente!? Agora só de vez enquando é que me consigo dar ao luxo de beber um cafézinho... sem ficar indisposta. E normalmente opto mesmo por nem tentar...

A minha mestre disse-me quando me acabou de iniciar: "Benvindo Ser de Luz!"

Posso-vos dizer que para mim a sensação que tive ao ser iniciada foi extraordinária... senti-me sem uma pinga de ansiedade... com uma paz interior que nunca tinha sentido... tão leve... tão livre e com tanta força.
Não acredito que me tenha transformado dum momento para o outro num Ser de Luz, mas acho que foi nesse momento que tomei consciência que sempre o tinha sido...

1 comentário:

Anónimo disse...

O Reiki é acima de tudo um caminho, uma escolha de vida. Ao tomarmos esse caminho fazemos uma escolha consciente de mudarmos. Uma vez mudados nunca mais voltamos a ser a mesma pessoa.