quinta-feira, novembro 04, 2010

Meditação: a cura para as doenças do nosso Interior

Osho conquista-me a cada frase no Livro da Cura. Este explana, de forma exemplar, parte da essência humana e a importância da meditação.
Eu vejo em mim os efeitos do tempo em que pratico meditação e não sou de longe a pessoa mais disciplinada a fazê-lo.
Há questões que todos temos que trabalhar em nós e a auto-disciplina é um dos meus pontos fracos... mas tenho consciência disso e esforço-me para trabalhar em mim esta questão.
Mesmo assim faço meditação frequentemente, em grupo pelo menos uma vez por semana, sozinha depende dos dias, porque há dias em que faço vários vezes, um ou outro em que não faço.
A meditação leva-me ao encontro de mim mesma... ao encontro duma paz e felicidade interior que são só minhas. Com isto quero dizer que essa paz e essa felicidade não dependem se estou no melhor trabalho do mundo, se tenho namorado, ou se tenho amigos... se tenho muito dinheiro na conta ou não. O que é incrível!
Comecei a praticar recorrentemente e individualmente há mais de 2 anos. Em grupo já lá vai um ano de prática... e muito orgulho tenho em orientar este grupo!
O encontro com a meditação veio no seguimento do meu contacto com o Reiki e da necessidade de sobreviver num determinado momento da minha vida.
Tinha-me entregue de corpo e alma a algo que depois de deixar de fazer sentido me tirou o rumo... isto porque não aceitei que tinha sido uma passagem e continuava a acreditar que tinha perdido a hipótese de construir o futuro como eu desejava.
Agarrei-me ao contacto com o meu interior através do Reiki e da Meditação como únicas tábuas de salvação e comecei o meu percurso passo a passo para chegar onde estou hoje.
Hoje noto que sou uma pessoa mais segura de mim... mais forte, mas mais capaz de assumir as minhas fragilidades e defeitos. Para além disso, este trabalho permitiu-me em conjugação com o que vivencio dia-a-dia com as pessoas que fazem parte do meu mundo, conhecer-me tão bem que sei exactamente o que tenho que trabalhar para crescer (e vou fazendo-o continuamente). E mais importante ainda aprendi a gostar de mim tal e qual como sou.
Como encontrei num artigo e diga-se que adorei, a meditação "Trata-se de um medicamento que não pode ser comprado nem vendido numa farmácia. (...) O doente só precisa dispor de tempo para tomar contacto consigo mesmo, apropriar-se de seu corpo e mente, tornar-se por alguns instantes senhor de seus pensamentos."

Há mais de 30 anos que a Medicina estuda os benefícios da prática da meditação, seja para prevenir doenças, seja para tratá-las. Além de ensinar o nosso organismo a gastar menos energia, a lutar contra o stress e ansiedade, tem benefícios cognitivos. Segundo pesquisas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a meditação aumenta a actividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção. Outros estudos também comprovaram que a meditação retarda o envelhecimento e melhora a qualidade de vida.
Por isso meninos e meninas toca a arragaçar as mangas e trabalhar...

Sem comentários: