terça-feira, setembro 16, 2008

Francisco de Assis

Volta e meia dá-me um fascínio com algum Santo... ou alguma personalidade da área espiritual! Já há algum tempo que andava com o Francisco de Assis na cabeça... mas entretanto foi passando. Agora com o livro da Dulce Regina voltou. Ela fala muito sobre Clara e Francisco, como Almas Gémeas. Mas não foi isso que mais me chamou a atenção.

Foi o contacto com Francisco e os seus ensinamentos... que sempre tinha tido vontade de explorar... mas talvez não tivesse no momento certo de aprofundar...

Quem tiver curiosidade de investigar um pouco há diversos sites, este é um deles:
http://franciscodeassis.no.sapo.pt/home.htm

Estou já há algum tempo no processo de aprendizagem "orar de coração"... tem sido uma aprendizagem progressiva e é bem mais complexo do que à partida se possa imaginar. Para mim orar não é dizer o Pai Nosso... o Avé Maria... rezar o terço... ou algo do género. É despir-me das minhas máscaras... e falar com Deus/Universo. Isso quer dizer que muitas vezes choro... que por vezes me revolto... me desculpo... peço... sonho... e muito importante: agradeço... e humildemente reconheço o quanto sou pequena.

É preciso alguma auto-disciplina. Auto-disciplina esta que quebrei desde que entrei de férias e que agora me comprometi a retomar.
De manhã costumava ter a minha conversa habitual... com a realização das minhas protecções espirituais, porém ainda não consegui regular as horas de sono ao ponto de acordar mais cedo o tempo necessário. Mas não é por isso que deixo de ter uma conversa mental... riam um pouco à minha conta: faço-o nos transportes. Tanto tempo por aproveitar... que opto sempre por ou conversar com Deus ou fazer mentalizações e visualizações... só quando estou demasiadamente cansada é que simplesmente leio.

À noite faço sempre um resumo do dia... as coisas boas e más que me aconteceram e como é que eu agi. Agradeço tudo o que me foi ofertado. Peço uma noite de sono tranquila, bem dormida. Às vezes peço para visitar alguém que me apeteça ou para tentar resolver algum problema ou conflito durante a noite... dependendo do que queira ou precise. E peço sempre protecção e luz para mim e para as pessoas que me rodeiam... até para aquelas que me magoaram ou com as quais ainda não consegui resolver alguma quisilia.

Agora perguntam-me "Fazes isso todas as noites?" Sim... e este é já um hábito de há muito. Pode acontecer ser mais breve nalgumas noites específicas! Pode às vezes ser acompanhado por um grande pedido de desculpas por não estar nas melhores condições... imaginem o porquê... LOL... também sou humana...

Já cheguei a pensar que não tinha talento para orar... mas acho que era na altura em que não sabia, aliás na altura em que tinha perdido a noção do que era ter fé... até que praticamente em simultâneo me encontrei a mim mesma, à minha fé e à capacidade e vontade de orar.
Mas esses momentos de auto-disciplina em que cumpri à risca as orações matinais e as nocturnas foram aqueles em que mais equilibrada me senti... mais forte... com mais noção de quem era e o que queria. Com uma paz interior nunca sentida! Poucas horas eram as que necessitava de dormir para me sentir revitalizada e mesmo em relação à comida, tinha muito menos necessidade de comer.
Enfim... se já consegui, hei-de conseguir de novo...

Sinceramente, à parte das orações do coração, há rezas que nos conquistam e a de Francisco de Assis conquistou-me.
Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz!
Onde houver ódio, fazei com que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais:
Consolar, a ser consolado;
Compreender, a ser compreendido;
Amar, a ser amado.
Pois é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna!

Quem pensar que eu sou uma pessoa fora do normal que fale com quem me conhece. Sou uma pessoa como outra qualquer, que simplesmente tornou a espiritualidade num modo de vida. Dou muitos tropeções na vida... como qualquer um... ainda sou extremamente carnal... ligada aos prazeres da vida... de longe ser um anjinho... ou candidata a freira LOL.

Não sou vegetariana... bebo alcóol... ou seja, longe de ser exactamente o protótipo ou modelo ideal de espiritualista. Todavia sou... e se eu sou qualquer um pode ser, basta querer... basta escolher esse caminho...

No passado era preciso sofrer para se dar o exemplo do que era ser espiritual, do que era seguir o que alguns chamam os ensinamentos de Deus...

Hoje em dia a própria vida que se leva, o mundo como está organizado, conduz-nos a fazer pequenos gestos que fazem parte dum caminho dito espiritual... e assim cada um de nós pode ser para os outros um mestre nos ensinamentos de Deus. Como é que no caos... na dor... na luta... se consegue seguir o bem... a luz... e ainda fazer questão de com muito amor ajudar os outros?!
Isto é que é ser-se espiritual nos dias de hoje...

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá outra vez Carla,
Bem eu não me identifiquei quando fiz o outro cometário porque pensei que aparecesse identificação automática a partir do meu url http://correcomalma.blogs.sapo.pt/
Dá para perceber que estas em processo de aprofundamento espiritual. Achei piada a um comentário teu noutro post em que dizes que se os teus amigos soubessem que estavas a escrever isto diziam que estavas maluca.
Bem, não imaginas como eu te percebo. Um amigo meu teve este comentário - "Tens um blog? Escreveste aquelas coisas! Mas, está tudo bem contigo? Tás bom da cabeça?". Eu apenas disse, "estou óptimo.
Convido-te mais uma vez a passares lá e a deixares o teu comentário.
Beijinhos
Paulo Paixão Miguel