terça-feira, janeiro 30, 2007

Umbanda

Máxima:

"Dê de graça o que de graça recebeste: com amor, humildade, caridade e fé."

É uma religião brasileira, das mais reverenciadas.
Não existe concenso quanto à origem da palavra Umbanda. Alguns umbandistas insistem em dizer que o termo provém do sânscrito Aum-Bandhu, o que leva a definir a Umbanda como sendo o elo de ligação entre o plano divino e o plano terreno. Sendo AUM o sagrado e Bandhu a vida na terra.
Esta religião surgiu próxima da viragem do século. Zélio Morais incorporou uma entidade que se assumiu como sendo o Caboclo das Sete Encruzilhadas e que veio para oficializar um nova religião a que se chamaria Umbanda. A partir desse momento, fundou-se o 1º Terreiro de Umbanda: "Centro de Umbanda Nossa Sra da Piedade", marcando o ponto de partida oficial deste movimento.
Pode-se dizer que esta religião se fundamenta na junção de elementos africanos (Orixás), índigenas (culto aos antepassados e elementos da natureza), europeus (santos e doutrina católica) e indianos (reencarnação, Kharma e Dharma).
A Umbanda assenta em três pilares: o Amor, a Caridade e a Humildade.
Prega a existência pacífica e o respeito ao Ser Humano, a Natureza e Deus.
É composta por um Deus único que é o criador de tudo e de todos.
Os seguidores da Umbanda, chamados de filhos de fé, reverenciam igualmente entidades superiores denominadas de Orixás. Os Orixás não são deuses como muitas pessoas concebem, são sim divindades criadas por Deus, vibrações advindas Deste que auxiliam os homens na sua caminhada.
A Umbanda ainda engloba os Guias Espirituais que são entidades evoluídas que seguem a orientação e vibração dos Orixás. Estes Guias manifestam-se através dos médiuns que têm a responsabilidade e o compromisso de os servir.
Assim é porque alguns filhos de fé, os médiuns, têm a qualidade de se comunicar com entidades desencarnadas, espíritos ou Guias, seja pela mecânica da incorporação, da vidência, pela audição, psicografia e deste modo realizam trabalhos de cura e ajuda física ou espiritual.
Noutras palavras, esta religião trabalha com entidades do plano astral, de modo a actuar nos centros de força magnéticos das pessoas que vêm em busca de alívio e cura para as suas dores físicas e espirituais.
Tem como lugar de culto o Templo, Terreiro ou Centro que é um local onde os filhos de fé se encontram para realizar as suas sessões, giras.
Se como eu se sentirem fascinados pelo assunto pesquisem, há muita coisa sobre o assunto, principalmente na Internet. Eu só quis dar um cheirinho que pode levar ao inicio de um fascínio ou à pronta rejeição.
Há que ver que mexe muito com crenças e príncipios... pressupostos e preconceitos... muito pessoais.
É costume dizer-se que é difícil acreditar em algo que não se compreende. Pelo menos assim já ficaram com algumas noções.
Acham-se capazes de acreditar? Se forem como eu, de ver para crer, têm que ir mais além... e acreditem que não é assim tão difícil encontrar no nosso país Templos ou Terreiros de Umbanda.
Acreditem ou não, há que respeitar, como qualquer outra religião, desde que esta não seja baseada no fanatismo.
Cada qual tem uma forma de se ligar ao mundo e ao céu (o transcendental/o divino).
O canal do céu não tem nome, aliás assume muitos nomes: Deus Cristão, Alá, Buda, Olurum... tal como as evocações podem ser orações, cântigos, giras, mantras...
"Tudo o mesmo", formas distintas de se denominar e de percorrer o caminho... pelo menos é essa a minha opinião.

Sem comentários: